20 de abril de 2017

DISCOS DE VINIL # 28

KID ABELHA – MEU MUNDO GIRA EM TORNO DE VOCÊ (1996)



         O Kid Abelha foi uma das atrações principais do chamado “Rock Brasileiro” na década de 1980: a bela vocalista Paula Toller ao lado do saxofonista George Israel, do guitarrista Bruno Fortunato e de Leoni (baixista, letrista e vocalista, que participou dos primeiros discos da banda) foram alçados ao estrelato, com canções estouradas nas rádios, participações em programas de TV e videoclipes no Fantástico.


         Na década seguinte, já sem Leoni, o Kid Abelha perdeu em termos de lirismo e contestação, mas manteve a qualidade musical de seus discos. Paula Toller foi alçada à condição de sex symbol e passou a cantar melhor, fazendo uso de seu belo timbre não apenas para interpretar as canções do Kid, como também clássicos de Tim Maia e Roberto Carlos. Um dos melhores momentos da carreira da banda é Meu Mundo Gira em Torno de Você, décimo álbum da banda, lançado em 1996.
         Meu Mundo... é um dos discos mais vendidos da discografia do Kid Abelha – cerca de meio milhão de cópias vendidas em um pouco mais de 20 anos. O motivo para o sucesso se deve, em primeiro lugar, pela guinada de Paula, George e Bruno Fortunato por uma sonoridade mais voltada para o Pop, tendência adotada desde o início da década de 1990 com os discos Iê Iê Iê (1992) e Meio Desligado (1994). Além disto, a escolha do primeiro single foi a regravação de “Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda”, de Hyldon, um dos maiores expoentes da música soul produzida no Brasil.


         O álbum é composto de canções de Paula Toller e George Israel, porém há algumas parcerias bissextas. A primeira delas, “Como É Que Eu Vou Embora” (primeira faixa do disco), é uma colaboração da cantora Cris Braun com George. Já a faixa-título é uma parceria de Paula, George e Jorge Mautner, além de duas parcerias com Lui Farias – “Combinação” e “La Nouveauté” –, cineasta e marido de Paula. Por fim, “A Moto” é um trabalho da vocalista do grupo ao lado de Herbert Vianna, guitarrista e líder do grupo Os Paralamas do Sucesso.

Paula Toller & Herbert Vianna


         “Te Amo Pra Sempre” chegou a ganhar um videoclipe que tocou bastante no verão de 1997 na extinta e saudosa MTV Brasil, com Paula Toller dançando na praia de biquíni tal qual uma menininha de dezoito anos. Uma canção jovial, com um refrão marcante como chiclete, com a duração perfeita para tocar no rádio e grudar nos seus ouvidos para sempre. Dentre os lados B de Meu Mundo... está “Vou Mergulhar”, décima faixa do disco, que faz alusão direta a “Além do Horizonte”, lendária parceria de Roberto e Erasmo Carlos.


         A crítica especializada da época detestou o disco, com versos completamente despretensiosos como os de “O Animal”, que encerrava o disco: “Me mimar demais / Foi o seu mal / A partir de agora / Seja um animal”. Os fãs ignoraram a caretice dos críticos e fizeram com que Meu Mundo... recebesse reedições de ouro e de platina, com remixes dos sucessos do disco.

         Se eu fosse escolher um disco essencial do Kid Abelha, não pensaria duas vezes e ficaria com Meu Mundo Gira em Torno de Você. Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato resumem em um único disco toda a essência de seu trabalho...