29 de dezembro de 2013

TROVA # 29

OS SINAIS ATENTOS DE
NEY MATOGROSSO*


“Peço aos céus para me proteger
Eu não hei de ceder ao vazio desses dias iguais

Mal em mim nunca há de fincar
Mel em mim nunca há de findar
Olhos nus e atento aos sinais

Faço fé pra poder ver
A vida há de ser sempre mais.”

(“Oração”, de Dani Black, na interpretação de Ney Matogrosso)


          Gosto muito de uma fala de um filme de Bruce Willis no qual o herói da trama dizia algo como: “Quando Sinatra está na cidade, meu coração está com ele!”. O mesmo se aplica a mim quando sei que Ney Matogrosso vem a São Paulo para mais uma temporada de shows. Sempre faço o possível (e, por vezes, o impossível) para ver o belo astro em ação no esplendor de sua forma e energia.


Por mais que um show de Ney não seja “inédito” para os meus olhos e ouvidos, a emoção de sentir e presenciar a voz, o corpo e a alma que ele dedica a cada canção que ele interpreta ao vivo é renovável a cada espetáculo. Daí a necessidade de sempre retomarmos este encontro. Ele do palco, eu da plateia. Um detalhe importante: Ney já passou dos 70 anos e tem mais energia que muitos homens de 30! Além de termos uma aula imperdível de interpretação e voz no contexto da música brasileira, ele não deixa de ser uma inspiração para nós que tentamos insistir na magia da juventude.


Consagrado no Brasil e respeitado pelo mundo afora há pouco mais de quatro décadas, Ney Matogrosso podia se ancorar em velhas fórmulas e/ou repertório consagrados para retornar aos palcos. No entanto, os olhos de farol buscaram novos paradigmas para serem quebrados ao escolher um setlist praticamente inédito para o grande público. Nada de hits ou clássicos de Chico Buarque ou Luhli & Lucina desta vez: o show e CD Atento aos Sinais privilegiam a produção musical de nomes não tão recorrentes nos ouvidos do mainstream, como Itamar Assumpção, Pedro Luís, Vitor Ramil, Dan Nakagawa, Alzira Espíndola, Vitor Pirralho e alguns outros. Dos baluartes da MPB, Ney escolheu apenas dois lados B de Paulinho da Viola (compositor bissexto na voz do experiente Matogrosso) e Caetano Veloso.




Enquanto muitos artistas preferem subir no palco depois de lançar um CD de canções inéditas, Ney Matogrosso prefere apostar em uma estratégia incomum na indústria musical de hoje: investe primeiramente em shows para depois gravar e lançar um álbum com material inédito. Este processo chega a levar alguns meses para se completar, para estranhamento e encantamento do público que o acompanha há algum tempo. Quando assisti minha primeira apresentação de Atento aos Sinais, confesso que achei o show um tanto indie demais para o meu gosto. A partir do segundo show que vi, passei a gostar muito mais de tudo que presenciei, afinal de contas, é um tanto difícil gostar de coisas que não (necessariamente) conhecemos tão bem. A interpretação irreconhecível de Ney deste repertório teve um papel central neste processo – fazer com que Itamar Assumpção, Vitor Pirralho, Dan Nakagawa e Pedro Luís ficassem na ponta da minha língua é um digno trabalho de Hércules!



Além de desbravar novos horizontes nos palcos e no disco, o ano de 2013 trouxe novas empreitadas e parcerias para Ney Matogrosso. A mais importante destas, o documentário Olho Nu, que teve a direção de Joel Pizzini, refaz não apenas a trajetória de um dos cantores mais importantes da música brasileira, como também expande o olhar do homem e do artista em relação à vida, à arte e ao contexto no qual vive e atua com brilhantismo. Além disto, o espectador é brindado com um número sem fim de imagens de arquivo, vídeos antigos e recentes, locações inusitadas e depoimentos reveladores sobre o artista documentado.



Lembro-me de um episódio inusitado quando estive na estreia do filme em São Paulo: 1) Estava comentando com alguém a respeito da possível presença de Ney na projeção da fita e afirmando piamente que era impossível que o “home” desse as caras no Espaço Itaú de Cinema quando me deparo com Ney Matogrosso em carne e osso ao meu lado; 2) Estava ansiosamente sentado em uma cadeira no fundo da sala de cinema quando vejo Ney se sentando em uma cadeira na fileira da frente para ver o filme. Assistir a um documentário sobre meu artista preferido com ele sentado bem à frente de mim foi realmente um evento memorável...


Os passos tomados por Ney Matogrosso recentemente indicam que estamos diante de um artista que não olha para trás de forma alguma. Poderia aproveitar o momento de retrospectiva (documentário, 40 anos de carreira musical) para fazer um flashback de seu trabalho artístico. No entanto, sua decisão é projetar o seu olhar para o futuro e fazer uma crônica musical do tempo em que vivemos. Atento aos Sinais é um trabalho que reflete injustiças sociais (“Rua da Passagem [Trânsito]”, “Incêndio”), detalhes da intimidade em meio à selva urbana (“Noite Torta”, “Freguês da Meia-Noite”, “Beijos de Ímã”, “Não Consigo”) e críticas às firulas da modernidade (“Samba do Blackberry” e “Todo o Mundo o Tempo Todo”).


É bom saber que existem artistas que estão atentos aos sinais dos tempos atuais. Ney Matogrosso, esboçando uma jovialidade e energia típicas de um iniciante não é apenas fonte de inspiração para seus admiradores, é um exemplo que muitos artistas deveriam seguir para se manterem conectados com a cena musical que pulsa intensamente por aí. É por estas e muitas outras que desejamos vida longa ao nosso querido artista e que ele se mantenha atento e forte sempre!
  


* Este post vai com todo o meu carinho por Rosana Barbosa, para quem eu sempre escrevi relatos de shows do Ney.