15 de abril de 2013

TROVA # 18 - 20 MOTIVOS PARA VOCÊ GOSTAR DE DAVID BOWIE


Bowie na sessão de fotos de Aladdin Sane (1973)


Já que o Blogspot fez questão de dificultar a minha postagem anterior, aqui vão 20 vídeos que farão com que vocês gostem (ou gostem ainda mais) de David Bowie. Segue a minha lista. Espero que vocês gostem...

1) Modern Love
Uma das faixas mais dançantes de Bowie, "Modern Love" é a faixa que abre o álbum Let's Dance (1983), que fez de seu autor um dos maiores superstars da Música Pop.





2) Rebel Rebel
Este é um dos maiores hinos do Glam Rock, vertente musical da qual Bowie foi um de seus principais porta-vozes. "Rebel Rebel" é um som que nos remete a muito glitter e purpurina. Imperdível!






3) Let's Dance
Este clássico, que completa 30 anos em 2013, pede para que coloquemos sapatos vermelhos e dancemos os Blues. Se David Bowie pediu, por que não fazer, né?



4) Golden Years
The Thin White Duke, nobre cocainômano e (acredite!) hitlerista, coloca os negros para dançar neste vídeo de um programa da TV norte-americana em 1976. "Don't cry, my sweet / Don't break my heart", Mr. Bowie!



5) Slow Burn
Primeiro single de Heathen, penúltimo álbum lançado antes de um recesso de 10 anos, "Slow Burn" é um dos clássicos mais pungentes da discografia de David Bowie. Destaque para a guitarra poderosa de Pete Townshend, que fez participação especialíssima nesta faixa...



6) Be My Wife
Em 1977, Bowie resolveu largar o vício em cocaína e decidiu se mudar para Berlim em busca de refúgio e tranquilidade. Além de levar seu amigo Iggy Pop junto com ele, Bowie recrutou Brian Eno e Tony Visconti e fez três álbuns maravilhosos durante este período (Low, de 1977; Heroes, de 1977 e Lodger, de 1979). "Be My Wife", de Low, é uma de nossas preferidas!

7) Changes
Neste clássico, Bowie nos adverte que o tempo pode nos mudar, mas não podemos enganar o tempo. Um refrão chiclete, uma letra inteligentíssima só poderiam ter resultado em SUCESSO!


8) The Jean Genie
Aladdin Sane reflete um dos períodos mais criativos de David Bowie. "The Jean Genie" capta imagens do artista e sua banda durante a turnê deste disco, de 1973. Destaque para as guitarras de Mick Ronsom, fiel escudeiro de Bowie no decorrer deste período...

9) Starman
Ziggy Stardust é, sem dúvida, a obra-prima de David Bowie. Ponto. E isto se deve também principalmente a "Starman". E não vamos esquecer do pedido da letra: "Let all the children BOOGIE..."

10) Ashes to Ashes
Bowie decide reviver Major Tom, um de seus personagens mais antigos (e sombrios!) neste clássico de 1981. A letra adverte que não devemos mexer com o tal personagem, afinal, o perigo das drogas sempre deve ter rondado David Bowie.



11) Thursday's Child
Devo a "Thursday's Child", de 'hours...' (2000), o fato de ter conhecido David Bowie. O clipe tem a participação da atriz Darryl Hannah e é também uma bela reflexão sobre o passar do tempo.



12) Fashion
Uma sátira deliciosa ao mundo da moda e ao mundo da Disco Music? Sendo isto ou não, "Fashion" é um dos clássicos que não podem faltar em qualquer playlist de David Bowie.


13) Survive
Outra balada de 'hours...' (2000), "Survive" é uma das faixas mais comoventes de David Bowie. Vale a pena ouvir e conferir o vídeo...


14) Life on Mars?
A BBC Radio 2 chamou este clássico de uma mistura de musical da Broadway com uma pintura de Salvador Dalí. Sendo isto ou não, "Life on Mars?" tem participação especial do lendário tecladista Rick Wakeman no piano... Liricamente bizarra!


15) China Girl
Parceria de David Bowie com Iggy Pop, "China Girl" é um hit obrigatório em apresentações ao vivo dos DOIS! Um clássico maravilhoso...

16) Young Americans
Em meados de 1974, durante a turnê do controvertido Diamond Dogs, Bowie decidiu deixar para trás toda a aura Glam que o envolvia para dar corpo e voz a um soulman de ternos elegantes e som encorpado. Reza a lenda de que o álbum Young Americans foi gravado durante as madrugadas de 1974 simplesmente porque Frank Sinatra só gravava de madrugada... A aparição desta canção nos créditos finais de Dogville, de Lars von Trier, é pura catarse!

17) Heroes
A narrativa de dois amantes que se encontram no Muro de Berlim é um dos momentos mais importantes da discografia de David Bowie. Regravada pelos Wallflowers para a trilha sonora de Godzilla, "Heroes" é uma das faixas que também não poderiam faltar aqui!
18) Space Oddity
Conheci esta canção através de um cover feito por Natalie Merchant (Live in Concert, 1999). Porém, a primeira aparição de Major Tom em disco levou David Bowie a um universo que ia além do espaço sideral: levou-o ao espaço musical e ele nunca voltou de lá...


19) Where Are We Now?
O primeiro single de The Next Day revela um Bowie voltado para as suas memórias berlinenses. Além disso, foi o marco do retorno do artista para o mundo da música depois de 10 anos longe dos holofotes..

20) The Stars (Are Out Tonight)
O segundo single de The Next Day ganhou um belo videoclipe e contou com a participação da grande atriz Tilda Swinton, apontada por alguns como sósia do próprio Bowie. Neste vídeo, Bowie brinca com os fantasmas que permeiam o mundo das celebridades, satiriza seu próprio passado e nos brinda com uma de suas criações mais autênticas!